- Sheila Vianna - Bola de Neve Santos
Toda vez que a palavra mesa aparece nas Escrituras, geralmente o contexto é de comunhão, intimidade entre aqueles que se assentam nela.
A mesa que nos alimenta fala muito sobre quem somos.
A última ceia de Jesus antes da Sua morte mostra isso: Judas estava naquela mesa, mas saiu para se alimentar fora dela, do que lhe satisfazia: o dinheiro.
A mesa de Jesus revela se somos filhos ou traidores, que colocam outras coisas no lugar que deveria ser dEle.
Quando o ap. Paulo escreve aos Coríntios, ele diz: “vocês não podem participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios”.
Não podemos participar da mesa da aliança, se há idolatria nos nossos corações.
A grande idolatria da nossa geração é a idolatria da vontade.
Como exemplo da mesa de idolatria, encontramos na palavra a mesa de Jezabel. Sua religião era movida a cultos com imoralidade sexual, feitiçaria (rebelião contra Deus) e opressão aos dissidentes.
A bíblia conta que muitos comiam à mesa de Jezabel. Muitas pessoas vivem como escravos de suas vontades, pecados, e não tem coragem de romper com o cativeiro, mesmo sabendo que Deus tem uma mesa melhor!
A mesa de Deus é a mesa da aliança. Pessoas que só fazem suas próprias vontades e seguem seus corações, não conseguem se manter em aliança com Deus nem com ninguém. Quando suas vontades não são feitas, mudam de mesa.
Um exemplo de mesa de aliança é a mesa do rei Davi. Ele tinha uma aliança com Jonatas, e mesmo depois de sua morte, ele resolve honrar, buscando seu filho Mefibosete, que vivia aleijado, em dificuldades num lugar de esquecimento. Davi transporta esse rapaz para Jerusalém, para comer pra sempre na sua mesa, como um de seus filhos.
É exatamente isso que Jesus fez e faz por nós! Ele não desiste de nos buscar para nos mostrar Sua bondade, mesmo após as nossas quedas e fatalidades da vida!
Ele não se esquece de nós, pois a Sua aliança é fiel, e o nosso lugar na Sua mesa, nunca será usurpado por ninguém.
Tudo o que temos que fazer é valorizar essa mesa e assumir esse lugar!- Sheila Vianna - Bola de Neve Santos